quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

05 de dezembro: Dia Internacional do Voluntariado


Google Imagens

   Hoje,  5 de dezembro, é o  Dia Internacional do Voluntariado, data criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.
  Mas o que é ser voluntário?  "O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
  O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc." (fonte: http://pt.wikipedia.org).
   Ao contrário do que se possa pensar, o voluntário não pode ser uma pessoa que   "trabalha quando quer", mas deve ter em mente que um compromisso assumido é sinônimo de responsabilidade.  Existem regras a serem seguidas. É um trabalho que deve ser feito de forma séria e comprometida, e algumas vezes, necessitando até mesmo de especialização e profissionalismo, já que empresas como hospitais, clínicas médicas e até escolas necessitam do auxílio de profissionais formados em várias áreas.
   Muitos podem pensar que para ser voluntário é preciso ser aposentado ou não trabalhar, mas não é assim. Mesmo trabalhando é possível oferecer uma parte do dia, ou até mesmo algumas vezes na semana para essa bonita missão do voluntariado.
   Se você tem o desejo de ser voluntário da AVCC de Jales, por exemplo, temos alguns trabalhos como:
 - Artesanato, inclusive podendo-se levar para realizar a tarefa em casa;
 - Visitas a pacientes cadastrados na entidade;
 - Participação em campanhas tanto financeiras como educativas visando a prevenção do câncer,
 - Realização de trabalho no Hospital de Câncer de Jales
  Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os voluntários, especialmente os voluntários da AVCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog alimenta-se de comentários. Deixe o seu aqui!