domingo, 23 de novembro de 2014

3ª Caminhada "Passos que salvam"

  Mais uma vez foi um sucesso a terceira edição da  Caminhada "Passos que Salvam".
  A caminhada aconteceu hoje, dia 23 de novembro,  Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.
  Com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e jovens, a caminhada tem se tornado um sucesso, movimentando toda a sociedade, que vem abraçando cada vez mais essa nobre causa.
  Mais uma vez agradecemos a todos que ajudaram, seja adquirindo os kits, seja divulgando a caminhada ou trabalhando para sua plena realização.
 Logo abaixo reproduzo algumas fotos gentilmente cedidas por alguns amigos do facebook.
 Mais uma vez, obrigada a todos!!!


  O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil é lembrado neste domingo, dia 23 de novembro. Para marcar a data, o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce, já que diversos tipos de câncer não têm sintomas quando os tumores ainda estão em fase inicial. Quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil alcançar a cura.
Segundo a assessora técnica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Maria Inez Gadelha, as crianças que demonstrarem cansaço excessivo e perda da vontade de brincar ou de se alimentar devem ser encaminhadas rapidamente para um posto de saúde. "Têm que ficar muito atentos para observar qualquer alteração no comportamento da criança ou nos seus hábitos de vida. É preciso que nessa primeira etapa haja uma avaliação médica, seja por médico da saúde da família, seja já num posto por pediatra. E a partir daí, em havendo a suspeita este mesmo corpo profissional cuida do encaminhamento devido para a etapa de diagnóstico, que geralmente deve ser feita em hospital que tenha condição tecnológica, de recursos humanos e de instalações para confirmar esse diagnóstico e tratar".
O defensor público André Soares tem um filho de três anos de idade que está com câncer de testículo. Ele conta que o diagnóstico precoce foi fundamental para que o tratamento começasse com sucesso. "Foi um susto gigantesco. Logo depois nós mandamos esse tumor para biópsia. Deu lá um tumor maligno, um tumor agressivo, mas que por sorte, graças a Deus, foi identificado no início, logo no começo. foi extraído mediante uma cirurgia e ele está fazendo as sessões de quimioterapia, vão ser 22 semanas de tratamento, que vão terminar no dia 15 de janeiro agora próximo".
De acordo com o Ministério da Saúde, entre os casos de câncer em crianças e adolescentes, 40% são de leucemia, 20% de tumores cerebrais e os demais são diversos tumores, como de rim, de osso, de músculos, de olhos e de testículos. Para saber mais sobre prevenção e tratamento de câncer infantojuvenil acesse www.saude.gov.br.
 disponível no portal leouve.com.br.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog alimenta-se de comentários. Deixe o seu aqui!