terça-feira, 9 de junho de 2015

10 anos da AVCC de Jales

      Pensei em como fazer uma postagem sobre os 10 anos da AVCC de Jales. Pedi ajuda para a amiga Cidinha Iglésias, uma das fundadores da Entidade, e ela me pediu para ler o texto feito por uma das mulheres guerreiras que iniciaram esse belíssimo trabalho, a professora aposentada Ana Maria Saura Rodrigues.
     Então, nada melhor do que reproduzir fielmente o que escreveu a minha querida amiga e ex-professora Ana Maria Saura Rodrigues, a primeira presidente da AVCC - região de Jales.
 Com a doçura e delicadeza que lhe são típicas, Ana Maria conseguiu traduzir em palavras o que é comemorar 10 anos dessa Entidade que merece todo o nosso respeito e carinho...
 Parabéns AVCC! Parabéns mulheres guerreiras!


                                                                                 10 anos de existência da AVCC



AVCC - região de Jales - 10 anos de existência
"Entre as ruínas sempre poderá nascer uma flor. A felicidade cresce e frutifica quando acreditamos no amor” (Roque Schneider).
Acreditamos que o pensamento que melhor traduz o nascimento do nosso trabalho é esse de Schneider. Porque foi assim que tudo começou.
Da experiência com o câncer, três amigas - Gema Prandi Rosa, Cidinha Iglesias e eu - começam a se envolver com portadores da doença; aos poucos, mais 10 e mais... o suficiente para se pensar na fundação de uma associação que pudesse fazer o acolhimento ao portador de câncer, ajudando-o a enfrentar a doença, de maneira mais digna, menos dolorosa, mais humana.
Assim, no dia 13 de junho de 2005 nascia a AVCC_Região de Jales.
Refletindo sobre esses dez anos de trabalho árduo, concluímos que os ganhos foram muitos. Pudemos ter no nosso convívio, milhares de pessoas, que foram por nós atendidas, nos aspectos material e emocional. Medicamentos, cestas básicas e complementares, suplemento alimentar e fraldas, são alguns dos itens por nós fornecidos.
Inúmeras campanhas de prevenção de câncer também já foram realizadas por nossa equipe, além de atendimentos multidisciplinares (psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico, terapia ocupacional e tratamento de linfedema).
Muito ganhamos, nós também, os voluntários, porque tivemos experiências tão enriquecedoras, que marcarão nossa vidas para sempre. Aprendemos a olhar mais para os lados e para frente e encontrarmos os olhos que nos buscavam. . Porque é assim.... mesmo os que não precisam do auxílio material, quando fragilizados pela doença, querem um olhar atencioso, um sorriso, um abraço, uma palavra de conforto.
Conseguimos construir, nesses anos, uma associação forte, com credibilidade, porque sempre buscamos ter clareza de propósitos, objetivos e gestão transparente.
PARCERIA
Com a vinda da III Unidade do Hospital de Câncer de Barretos, há cinco anos, começamos a atuar em parceria com este Hospital, nos setor
es requisitados por eles, e no último ano, no setor de captação de recursos.
Desenvolvemos ali também, além do Bingo, o projeto “Cantar alegra o coração”, procurando levar através da música, momentos de descontração,alegria e esperança aos portadores e acompanhantes, enquanto aguardam atendimento.
Além do voluntariado no hospital, a AVCC tem contribuído para a aquisição de alguns aparelhos que beneficiaram o atendimento à pacientes graças ao apoio da sociedade civil, dos clubes de serviços e associações, do poder público, da Diretoria de Ensino, da Secretaria da Educação e da imprensa.
Incluímos nestas conquistas a construção da nossa sede em terreno doado pela Fundação Pio XII através da intervenção do Henrique Prata; por verba destinada pelo Deputado Rodrigo Garcia e a Diocese de Jales, bem como outros eventos já realizados e outros programados para esse fim. Sozinhos nada teríamosconseguido. Por isso, convidamos todos vocês a comemorarem conosco nosso aniversário e do hospital, dia 10 de junho, às 9 horas no espaço do estacionamento do hospital.
“Cantar alegra o coração”, um dos projetos desenvolvidos pela AVCC com pacientes do Hospital de Câncer e acompanhantes

Ana Maria Saura Rodrigues
(professora aposentada, 1ª presidente da AVCC – região de Jales)
07/06/2015